top of page
Aconselhamento

Psiquiatria

A psiquiatria é a ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. O seu objetivo é manter a saúde mental através da promoção do bem-estar, a prevenção de transtornos mentais e ao diagnóstico e ao tratamento e reabilitação das pessoas afetadas por esses transtornos como sofrimentos da mente, como ansiedade, depressão, psicose, etc. 

​

Lembrando que a dimensão positiva da saúde mental é destacada na definição de saúde contida na Constituição da OMS: "A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de condições ou doenças". A saúde mental é definida como um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades e potenciais, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de maneira produtiva, criativa e frutífera e sentir que o que faz, faz sentido e contribui para a sua comunidade. Ele também é capaz de amar, ou seja, pode estabelecer relacionamentos autênticos e íntimos com outras pessoas, onde pode dar e receber carinho. Por fim, ele também é capaz de jogar, ou seja, desfrutar de atividades simbólicas, em qualquer nível, e ser capaz de desfrutar com outras pessoas nessas atividades. 

 

Além da medicação como recurso no tratamento da saúde mental, fatores importantes que contribuem para manter ou restabelecer saúde mental são: alimentação, sono e atividade fisica adequadas, além de  relações satisfatórias interpessoais e com o meio ambiente.

​

Dentro da Psiquiatria, existem várias escolas e tendências, mais ou menos ortodoxas ou heterodoxas, e a escola que se propõe a integrar os saberes homeopáticos e psiquiátricos tem sido chamada de Psiquiatria Integrativa. Ela é coerente com todo um movimento mundial de valorização das práticas alternativas e complementares de forma integrativa com vários outros saberes, além do saber médico. E, particularmente, acredito esse movimento deverá crescer cada vez mais. Tais ferramentas podem ser utilizadas ora com exclusividade para medicamentos alopáticos, ora com a combinação de alopáticos e homeopáticos e, ora, exclusivamente com compostos homeopáticos, dependendo da realidade e o contexto de cada caso.

bottom of page