top of page

Consulta em Psiquiatria

Como é a consulta?

A consulta psiquiátrica  dura em torno de uma hora (a primeira consulta costuma durar 1h30min). Durante a consulta é identificado o contexto de vida do paciente e as queixas psíquicas do mesmo. Também são investigados doenças físicas associadas, tratamentos anteriores, padrão alimentar e de sono, antecedentes e relações familiares , relacionamentos e capacidade funcional em  ambientes diversos, interesses e expectativas do paciente. 

 

Ao final, são realizadas orientações gerais e prescrito medicação sempre que necessário, além de solicitação de exames de imagem ou laboratorial dependendo do caso. Alguns pacientes são encaminhados para avaliação ou tratamento complementar, como por exemplo, psicoterapia, nutricionista, neurologista, etc. Para outros (principalmente crianças e idosos ) é solicitado a presença de familiar ou cuidador para obter mais dados do paciente.

 

Também é realizado  orientação quanto a frequência das consultas. Em geral, as consultas são mensais. Casos mais graves em atendimento clínico podem requerer atendimentos semanais ou quinzenais até a estabilização do quadro, o que é avaliado caso a caso. Quando há estabilização do quadro, as consultas passam a ser a cada dois meses. Pessoas que precisam de medicação de uso contínuo e estão bem clinicamente podem ser vistas a cada 3 ou 4 meses. 

Em cada consulta são abordados  aspectos integrais do paciente , com intervenções terapêuticas , por isso não trabalho com consulta de "retorno". Dúvidas sobre o tratamento e resultados de exames  entre as  consultas podem ser tiradas por telefone, email ou whattsapp sem custo adicional.

O diagnóstico em psiquiatria depende basicamente de uma boa história do paciente e acompanhamento do caso a longo prazo, assim quanto mais contato temos com o paciente , mais preciso o diagnóstico.  Por isso , na maior parte dos casos é fechado o diagnóstico após algumas consultas (na primeira geralmente é indicado uma hipótese diagnóstica).

Como eu trato?

O tratamento em saúde mental engloba não apenas uso de medicamentos,  mas ações mais amplas incluindo: orientações gerais nos aspectos globais do paciente (em relação ao sono, alimentação, comportamento, técnicas  respiratórias, atividades física) , escuta  psicoterápica,  intervenções farmacológicas  (alopáticas), e/ou complemento com uso de complementos nutricionais, fitoterapia e homeopatia sempre que for do interesse e para benefício do paciente. 

O que eu trato?

Estresse

Ansiedade 

Transtorno de Panico

Depressão

Fobias

Transtorno Afetivo Bipolar

Esquizofrenia

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Transtornos do Sono

Disturbio psicosomáticos

Transtornos de Personalidade

Transtornos por uso de substancias

Sd Burning out

Fibromialgia

Transtorno de deficit atenção e hiperatividade

Estresse Pós-Traumático

Quem eu trato?

Idosos

Adultos

Adolescentes

Crianças a partir 7 anos (apenas com homeopatia) 

bottom of page